Concepção
A Plataforma SOrgBrasil está sendo concebida como uma ferramenta de construção permanente, pública e colaborativa, de amplo acesso, e voltada, progressivamente e conforme sua escalabilidade, aos 4 segmentos de organizações: Empresas Privadas, Empresas Públicas, Órgãos Públicos e Terceiro Setor.

As fases iniciais de desenvolvimento da Plataforma serão dedicadas ao segmento das Empresas Privadas, podendo subsequentemente abranger os demais segmentos.
Visando a promoção nas organizações de transformações voltadas a uma efetiva aquisição de Sustentabilidade em suas ações, as avaliações das organizações realizadas pela plataforma pautam-se nos seguintes fundamentos:
Ecossistemas ESG e de Inovação
As organizações devem ser avaliadas tendo em vista as cadeias e redes de relações em que estas habitam, ou seja, suas cadeias produtivas e de valor, suas redes institucionais e seus sistemas de inovação.
Materialidades
A efetiva construção da Sustentabilidade pelas organizações decorre da extensão em que estas tomam em consideração os “impactos materiais”, a Materialidade, decorrentes de suas atividades.
Estas não devem se restringir apenas ao retorno imediato das atividades fim da organização (no caso das empresas a lucratividade), mas também devendo-se considerar as perspectivas que as diferentes partes interessadas (stakeholders) possuem acerca da atuação desta.
Assim, e sempre se apoiando em bases científicas, buscar-se-á a contemplação de diferentes objetivos: de políticas públicas, de demandas sociais, ambientais e de alcance dos ODS.
Maturidade em Sustentabilidade
Com base em conceitos como os de maturidade organizacional e maturidade tecnológica, aqui se desenvolve uma concepção de Maturidade em Sustentabilidade, onde se busca, em uma visão incremental, avaliar os estágios de uma organização em termos de sua estruturação, atuação e impactos em Sustentabilidade.
