Indicadores
O sistema de avaliação das organizações da Plataforma SOrgBrasil se dá por meio de um conjunto estruturado de indicadores. Indicadores são ferramentas fundamentais para a gestão e para a tomada de decisões, pois permitem medir e controlar aspectos relevantes da realidade organizacional. Por serem modelos, sua construção deve ser rigorosa para minimizar vieses e limitações. Por isso, os indicadores da Plataforma SOrgBrasil são desenvolvidos a partir de diferentes critérios:
1
Alinhamento à taxonomia adaptada para a realidade nacional: a Taxonomia Sustentável Brasileira, em construção pelo Ministério da Fazenda.
2
Alinhamento a referências internacionais e nacionais de normalização de reporto e transparência e de avaliação, como GRI, IRFS/ISSB/SASB, TCFD, CDP, ISE-B3, ABNT, CVM, BACEN, Instituto Ethos, dentre outros.
3
Busca de alcance de materialidades em sustentabilidade definidas por:
-
Bases científicas sólidas;
-
Diretrizes de Políticas Públicas nacionais;
-
Vinculação aos ODS;
-
Demandas sociais.
Além disso, para o processamento das avaliações, a arquitetura dos indicadores está estruturada de modo a estes serem selecionados, enquadrados e especificados:
-
Por Eixo: Ambiental, Social e Governança;
-
Por Porte da organização: pequena, média e grande;
-
Por Setor de atividade;
-
Por Contexto: especificidades regionais e socioeconômicas pertinentes;
-
Por Tipo de indicador: de Condição (representam do estado da organização), de Esforço (refletem a estratégia, o comprometimento e as inovações adotadas) e de Impactos (representam os resultados positivos e negativos decorrentes das ações).

