GOVERNANÇA E A REDE SOrgBrasil
A governança institucional da Plataforma, para após o atual projeto de pesquisa financiado pela FAPDF, é pensada – como proposta inicial a ser apresentada e discutida com as instituições parceiras – por meio da criação de uma Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Sustentabilidade das Organizações - REDE SOrgBrasil, a ser formada de modo associativo pelos diversos parceiros institucionais que a componham, bem como por especialistas e profissionais atuantes na área, promovendo assim amplitude de ação e capilaridade da Plataforma.
Uma vez que concebida como um serviço de natureza pública e colaborativa, a Plataforma deverá ter seu modelo de Governança construído sobre o modelo de quádrupla hélice: Governo, Empresas, Terceiro Setor e Universidade. Para tal, entende-se como o caminho mais adequado a criação de uma pessoa jurídica própria, entidade do Terceiro Setor de natureza associativa e que personifique a Rede. Sugere-se se que tal entidade deve:
-
ser gerida por Conselho Gestor participativo e representativo das principais entidades parceiras.
-
realizar a gestão operacional técnica e administrativa da Plataforma (Operador).
-
organizar Grupos Temáticos para a atualização e escalabilidade técnica regular da Plataforma, composto por portadores de expertises setoriais.
-
constituir rede de empresas de consultoria credenciadas para a prestação de serviços pela Plataforma junto a demandantes finais que requeiram.
