O PROJETO DA PLATAFORMA: UNB e Instituto Stela / FAPDF
O Projeto Plataforma Brasileira de Sustentabilidade das Organizações - SOrgBrasil é conduzido pela Universidade de Brasília (UnB) – pelo Grupo SOrg, liderado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e o Departamento de Administração da FACE – e em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC-UFSC), Instituto Stela e demais parceiros, e com financiamento da FAPDF na linha Gov-Learning. O projeto tem por objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de uma plataforma de serviços de avaliação de organizações privadas e públicas, empresariais e não-empresariais, em seu desempenho de Sustentabilidade no tripé Ambiente, Sociedade e Governança.
A criação e implementação de tal instrumento se justifica, de um lado, pela crescente tendência global e nacional de adesão das empresas e instituições aos princípios de ESG (Environment, Social and Governance). De outro lado, decorre da percepção da demanda por estas organizações, bem como pelos órgãos de financiamento, de fomento e de regulação, para o estabelecimento no Brasil de um sistema e plataforma de avaliação em Sustentabilidade das organizações que tenha credibilidade pública, oferecendo aos demandantes usuários um alcance de operacionalidade e confiabilidade para além do já oferecido no geral pelo mercado de empresas de consultoria.
O Projeto se estrutura em 3 componente e é pensado em 3 fases:
A Plataforma está concebida para ser desenvolvida em 3 fases, cada qual associada a um nível mais avançado das ferramentas de avaliação, onde as duas primeiras têm seus desenvolvimentos iniciados durante o primeiro ciclo financiado pela FAPDF, com testes do primeiro Piloto, e a terceira sendo prevista para ocorrer subsequentemente. São estas:
GOVERNANÇA E A REDE SOrgBrasil
A governança institucional da Plataforma, para após o atual projeto de pesquisa financiado pela FAPDF, é pensada – como proposta inicial a ser apresentada e discutida com as instituições parceiras – por meio da criação de uma Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Sustentabilidade das Organizações - REDE SOrgBrasil, a ser formada de modo associativo pelos diversos parceiros institucionais que a componham, bem como por especialistas e profissionais atuantes na área, promovendo assim amplitude de ação e capilaridade da Plataforma.
Uma vez que concebida como um serviço de natureza pública e colaborativa, a Plataforma deverá ter seu modelo de Governança construído sobre o modelo de quádrupla hélice: Governo, Empresas, Terceiro Setor e Universidade. Para tal, entende-se como o caminho mais adequado a criação de uma pessoa jurídica própria, entidade do Terceiro Setor de natureza associativa e que personifique a Rede. Sugere-se se que tal entidade deve:
-
ser gerida por Conselho Gestor participativo e representativo das principais entidades parceiras.
-
realizar a gestão operacional técnica e administrativa da Plataforma (Operador).
-
organizar Grupos Temáticos para a atualização e escalabilidade técnica regular da Plataforma, composto por portadores de expertises setoriais.
-
constituir rede de empresas de consultoria credenciadas para a prestação de serviços pela Plataforma junto a demandantes finais que requeiram.
-
Instituto de pesquisa sem fins lucrativos criado em 2002, com foco em engenharia do conhecimento, inteligência artificial e plataforma digitais.
-
Credenciais: centenas de projetos como Plataforma Lattes, Portal Inovação, Gestão da Integridade e Alinhamento Itaú, iAraucária, dentre outros.
-
Diversos prêmios nacionais e internacionais, como o primeiro lugar em prêmio internacional de Cases de Gestão do Conhecimento, em 2023 (ECKM).





